Olá amigos,
No dia 30/04/2008 acabou o prazo para os contribuintes realizarem a Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física, mas para o grupo de crackers que se aproveita de situações como essas o período de roubo de informações ainda está só começando.
E para isso, se aproveitam das possibilidades de erros que podem acontecer no mundo da tecnologia, como mencionado no próprio e-mail, um congestionamento nos servidores da Receita Federal, foi lançado na rede um e-mail informando que houve um problema na entrega da Declaração do IR, ai uma pessoa que tenha deixado a sua declaração para última hora e que passou o último dia preocupado com isso é uma vítima em potencial a cair nessa armadilha.
Mas para quem já conhece as maneiras básicas de identificar essas fraudes, ou que acompanhe este Blog, isso não é um problema.
Vamos para nossa rápida análise do e-mail.
Clique na imagem para ampliar.
Explicações:
1 - Como é de costume, não há trégua para nosso amigo Português, há algumas falhas gramaticais e neste e-mail ainda há o problema de que em certos momentos o texto torna-se confuso.
2 - Como mencionado no próprio site do da Receita Federal, não é enviado nenhum comunicado via e-mail à contribuintes sem a prévia autorização do mesmo.
3 - O que o fraudador quis dizer com Dirf ? Acredito que seja DIRPF (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física), será que é o nome da patroa dele ?? "Ooohh! Dirf, traiz pra mim um cafezinho !!".
4 - E aqui está o endereço do arquivo, que como muitos aponta para um endereço que claramente não é o da Receita Federal do Brasil, e também aponta diretamente para um arquivo executável com a extensão .exe.
5 - E o mais interessante que ainda há ousadia de marcar um período para clicar no link e ter o computador infectado por um vírus que roubará os dados bancários.
Pois bem, mais um e-mail fraudulento que se aproveita de alguma situação que está em evidência.
Até o próximo Post.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário