segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Phishing: Mais Você

Olá amigos,

Desta vez a "site vítima" de fraudes é o do programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga.

Aproveitando-se do período de Carnaval e das atrações do Programa, este Phishing tenta iludir as possíveis vítimas que gostariam de contribuir com as atrações a seguirem supostas instruções e assim poderem realizar as contribuições.

Vamos para nossa rápida análise do e-mail.

Clique na imagem para ampliar.


Explicações:

1 - O layout feito para esse Phishing realmente é bem primário, o fraudador nem se preocupa em criar um layout mais aprimorado, algo que faça com que uma possível vítima tenha a impressão de que o trabalho foi feito pela tão talentosa equipe de Comunicação da Rede Globo.

2 - Neste trecho ele define um período para que a vítima possa realizar a sua participação, com o intuito de que faça o processo da maneira mais rápida possível, assim não tendo um tempo hábil para que os programas Anti-Vírus possam criar alguma vacina antes da infecção, caso alguma vacina ainda não tenha sido lançada para o programa da vítima.

3 - Como é de costume em todos esses e-mails fraudulentos, o endereço para que o link aponta não pertence ao site que ele diz ser, ou seja, neste caso ele não aponta para o site do "Mais Você". Ao se dirigir para este endereço o navegador solicitará para realizar o download de um arquivo infectado com o vírus.

Pesquisando no site do programa, não foi encontrada nenhuma ação/promoção que se refere este e-mail, nenhuma orientação para e-mails fraudulentos utilizando o nome do programa e nem quais são as formas de contato com algum selecionado pelo programa.

Até o próximo Post.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo trabalho o deste blog. Apóio toda iniciativa para tornar a web mais limpa e confiável.